elevar-a-psicologia_teresa-oliveira-martins

Licenciatura em Psicologia na Universidade do Minho (1997) com pré-especialização em Psicologia escolar. Mestre em Psicologia Clínica, pela Universidade do Minho (2002).

Como professora convidada na Universidade do Minho, lecionou a cadeira Prática Pedagógica I (do 2º semestre) aos cursos universitários com via de ensino. Como professora Assistente da Universidade Lusíada (Porto) lecionou as cadeiras de Métodos Psicológicos, Saúde Mental e Psicologia da Saúde, e Psicoterapia (4º ano), aos alunos da licenciatura de Psicologia, até ao ano letivo de 2004/2005.

Credenciada pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DEGESTE) para elaboração de relatórios de avaliação psico-pedagógica, e certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua dos Professores como Formadora nos domínios da Psicologia da Educação e da Orientação vocacional.

Desde o início da sua vida profissional conciliou a sua atividade como psicóloga Escolar (Barcelos, Braga, Porto e Espinho) com a intervenção na área da psicologia clínica. Assim, trabalhou como psicóloga clínica no Centro de Apoio Médico, Psicológico e Educacional de Braga (CAMPE); no Gabinete Terapêutico, Psicopedagógico e Neuropsicológico em Vila de Conde (ILUMINAR); na ABClínica (Porto); como perita no Tribunal Eclesiástico de Braga; em consultório próprio e, mais recentemente, na Casa de Saúde da Boavista (Porto).

Colaborou em Projetos de Investigação, destacando-se os do Raciocínio Diferencial (1996 /2000) a cargo do Professor Doutor Leandro S. Almeida (Universidade do Minho) e das Perturbações Alimentares e Vinculação (2005/2001) coordenado pela Professora Doutora Isabel Soares, (Universidade do Minho).

Participou em Congressos com apresentações ligadas aos Fatores Protetores e de Risco no Stress, Raciocínio Diferencial e Autoconceito.

Artigos científicos nas áreas do Raciocínio Diferencial e do Autoconceito.

Desde 2012 está certificada em Psicoterapia Interpessoal (nível A); Coaching iniciado e avançado, com Prática Supervisionada (2014); e Brainspotting (nível 2) pela Associação Espanhola de Brainspotting (2015/16).

Em 2016 iniciou o Desenvolvimento Profissional em Psicoterapia Integrativa e Reprocessamento do Trauma (Instituto de Psicoterapia Integradora – Barcelona).