No Programa da Campanha «Elevar a Psicologia», candidata aos Órgãos Sociais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, propomos a criação de uma Comissão de proteção da pessoa em situação de vulnerabilidade.
Para explicar um pouco esta medida, contamos com um pequeno vídeo de Neusa Patuleia, Candidata à Direção Nacional da Ordem pela lista «Elevar a Psicologia».
Uma das nossas propostas é a criação de uma Comissão de Proteção da Pessoa em situação de vulnerabilidade, com vista a criação de Gabinetes locais neste sentido.
Porque todos nós vivemos situações de maior ou menor vulnerabilidade no decurso das nossas vidas, e porque com o apoio adequado é possível ultrapassar essas situações de maior vulnerabilidade e desproteção, pretendemos promover sinergias na criação de Gabinetes locais de Proteção da Pessoa em situação de Vulnerabilidade, tendo como principal objetivo acionar recursos locais e concertar respostas para Pessoas que se encontrem numa situação de vulnerabilidade, quer seja por conflitos familiares, estados de perturbação psicológica/emocional e relacional, por situação económica, por situação laboral, por descriminação ou por qualquer outro motivo.
A nossa principal preocupação será encontrar respostas eficazes e articuladas para que essa situação de vulnerabilidade seja ultrapassada, afastando-nos da nomeação de vítima, que em si mesmo, para muitos é estigmatizante e determinista, e porque quem se encontra em situação de vulnerabilidade não tem que ser necessariamente uma vítima para ser apoiado e protegido.
Lembramos que o Programa da Campanha «Elevar a Psicologia» é um programa aberto à participação de todos, sendo que contamos com as sugestões e propostas de todos no processo de construção do programa, quer através da sua presença nas sessões de programa participativo, quer no nosso Fórum de Discussão.
Vamos, em conjunto, «Elevar a Psicologia»!