Apresentação do Programa: Testotecas

No Programa da Lista «Elevar a Psicologia»,  candidata aos Órgãos Sociais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, propomos medidas que visam a Promover a autonomia técnica e científica dos psicólogos.

Para explicar um pouco uma dessas medidas, a criação de Testotecas, contamos com um pequeno vídeo de Vítor Coelho, Candidato a Bastonário da Ordem pela lista «Elevar a Psicologia».

Presentemente, apesar de todos defendermos a autonomia técnica e científica dos psicólogos, existe um conjunto de obstáculos a esta autonomia.

Um deles é a indisponibilidade de materiais de avaliação psicológica ou, mesmo, o seu preço elevado.

Quantas vezes terão sido os psicólogos confrontados com a difícil escolha de adquirir uma prova dispendiosa, que poderão utilizar um número reduzido de vezes, mas que consideram mais adequada?

Ou quantas vezes tiveram de optar por uma segunda ou terceira escolha, por não disporem de dinheiro para a adquirir ou não sentirem que é justificada a sua aquisição porque irão utilizá-la poucas vezes?

As testotecas são para os psicólogos o que as bibliotecas são para os estudantes.

A criação de testotecas nas Delegações Regionais existentes (Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Ponta Delgada), bem como nas Delegações Administrativas (Faro, Évora, Covilhã, Vila Real/Bragança, Braga e Terceira), que queremos implementar, é uma das medidas que os psicólogos mais sugerem à sua Ordem.

O seu objetivo é o de desbloquear os dilemas descritos acima e disponibilizar aos psicólogos os recursos e instrumentos necessários para um melhor exercício profissional.

Neste modelo, passarão a estar disponíveis nas Delegações um conjunto de instrumentos de avaliação psicológica que poderão ser requisitados, desde que tenham a apropriada formação na sua aplicação.

Lembramos que o Programa da Campanha «Elevar a Psicologia» é um programa aberto à participação de todos, sendo que contamos com as sugestões e propostas de todos no processo de construção do programa, quer através da sua presença nas sessões de apresentação e debate, quer no nosso Fórum de Discussão.

Vamos, em conjunto, «Elevar a Psicologia»!