Candidata do Dia: Helena Pinto

Hoje vamos conhecer uma das Candidatas à Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses pela Lista «Elevar a Psicologia»: Helena Pinto.

Assista, em vídeo, à sua apresentação na 1ª pessoa.

Biografia

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Clássica de Lisboa, 1993.

Pós-Graduada em Psicoterapia e Aconselhamento pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva.

Terapeuta de EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) – Practitioner EMDR Europe, Terapeuta Brainspotting, e Emotional Freedom Techniques (EFT) e Body Mind Medicine (HARVARD MEDICAL SCHOOL).

Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) – Cédula Profissional nº 3725.

Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Supervisora Clínica e Orientadora de Estágios da OPP.

Membro do Comité de Acreditação de Prática da Associação Portuguesa de Terapia EMDR.

Certificado de Aptidão Profissional (CAP) Nº EDF 481969/2008 DG.

Formadora da Ordem dos Psicólogos Portugueses, no Curso de Formação Associado aos Estágios Profissionais, na área de Ética e Deontologia, Situação Profissional do Psicólogo em Portugal e Intervenção em Situações de Emergência e Catástrofe.

Desenvolve atividade na área da Psicologia Clínica e Psicoterapia, em contexto privado (Clinicas privadas e Hospital Lusíadas Albufeira) no acompanhamento de situações clínicas em crianças, adolescentes e adultos. Intervenção na área do Trauma, Stress pós-traumático, Ansiedade, Depressão, Medos e Fobias, Luto, entre outras situações.

Consultora na área do Outplacement – Gestão e Transição de Carreiras e em projectos na área da avaliação de potencial e desenvolvimento pessoal.

Formadora na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva, no Curso de Formação Pós-Graduada em Aconselhamento e Psicoterapia Comportamental e Cognitiva, área de Crianças, Adolescentes.

Formadora na área comportamental: Desenvolvimento e dinamização de acções de formação, em áreas temáticas como: Perturbações do sono; Medos e Fobias; Problemas de Eliminação (Enurese e Encoprese); Técnicas de Relaxamento e Gestão de Stress; Ultrapassar as perdas e o luto; Temáticas da adolescência; Problemas de comportamento (birras e agressividade); Métodos de Estudo e Promoção do Sucesso Escolar; Paternidade e Maternidade – estratégias de educação; Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento de competências pessoas, assertividade e comunicação, etc., dirigidas a pais, professores, agentes educativos, gestores, profissionais de diferentes áreas, público em geral.

Colaboradora em projetos de intervenção comunitária, nas áreas de Formação e da intervenção social, educacional e cultural, responsável pelo levantamento de necessidades, estabelecimento de protocolos de formação e implementação de curso de formação abertos à comunidade; desenvolvimento de ações diversas de apoio e dinamização da comunidade.