Hoje vamos conhecer um dos Candidatos à Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses pela Lista «Elevar a Psicologia»: Eduardo Castro.
Biografia
Licenciado em Psicologia pelo ISMAI.
Pós-graduado em Psicologia da Saúde, pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
Pós-Graduado em Intervenção Psicoterapêutica nos Sistemas Familiares, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Pós-Graduado/Mestrando em Psicologia Escolar e da Educação pelo Instituto Universitário da Maia.
Frequentou programa doutoral em Psicologia da Saúde na Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
Tem exercido profissionalmente como coordenador de SPO’s, Técnico Especializado em Psicologia e Coordenador de Projetos de Combate ao insucesso escolar, em Agrupamentos de Escolas, no norte do país desde 2003, através de PRODEP3, POEFDS, POCH e em contratação de escola desde 2007.
É formador de professores desde 2008 em Necessidades Educativas Especiais, Tutorias, Gestão da sala de aula, Gestão e implementação de projetos em contexto escolar.
Exerceu ainda Psicologia Clínica e da Saúde, na qualidade de Técnico Superior de Saúde, no Centro Hospitalar de Trás-os-montes e Alto Douro, EPE – Unidade de Saúde de Chaves, durante 2 anos.
Foi orientador de estágios em contexto escolar de alunos finalistas de mestrado na UTAD.
Foi membro diretivo de várias associações sem fins lucrativos e IPSS’s: Associação Reviver (Chaves) e Via Nova (Vila Real).
Exerce Clínica Privada desde 2003, no Porto, Chaves e Póvoa de Varzim.
Membro fundador do grupo Psiscolas – Movimento de Profissionais de Psicologia em Contexto Escolar.
Colaborou em projetos de Intervenção e investigação/ação em contexto escolar com a Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro e Universidade de Aveiro.