Comunicado: Ausência de respostas sobre o reconhecimento das Especialidades

Campanha «Elevar a Psicologia» alerta para situações de ausência de resposta sobre o reconhecimento das respetivas especialidades e pede a resolução destas situações a tempo da emissão dos cadernos eleitorais

 

No próximo dia 6 de Dezembro, irão realizar-se as eleições para os órgãos sociais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, entre as quais as primeiras eleições para os Conselhos de Especialidade, que foram marcadas para a mesma data. No entanto, apenas no dia 19 de Agosto (3 dias depois da convocação de eleições) começou o processo de comunicação aos psicólogos e às psicólogas sobre o reconhecimento dos seus respetivos títulos de Especialista pelas respetivas Comissões Instaladoras dos Colégios de Especialidade da OPP. Todavia, durante as últimas duas semanas a Campanha «Elevar a Psicologia» tem sido alertada por muitos e muitas colegas que não tiveram resposta sobre a sua candidatura ao reconhecimento do respetivo título de especialidade. A outros e outras tem-lhes sido respondido que foram considerados “candidato a especialista”, mas que as razões e as consequências desta resposta só serão dadas em Outubro.

Esta é uma situação que merece a nossa preocupação, uma vez que quem não tiver reconhecido o título de especialista até à saída dos Cadernos Eleitorais, será excluído do processo eleitoral para os Conselhos de Especialidade das áreas onde tem exercido a sua prática profissional.

Dado que os colegas apresentaram a sua candidatura dentro dos prazos estabelecidos, despenderam horas na submissão dos dados, e procederam ao pagamento do processo, necessariamente merecem uma resposta. E se discordarem de uma possível resposta negativa, deverão ter o direito de reclamar ou pedir explicações sobre os critérios empregues antes da afixação dos cadernos eleitorais (15 de Setembro) e do prazo para reclamação dos cadernos (30 de Setembro).

Nesse sentido, iremos solicitar ao Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses esclarecimentos sobre esta situação, de forma a assegurar que todos os profissionais vejam a sua situação definida no que concerne aos títulos de Especialidade a tempo de poderem fazer parte das eleições para os respetivos Conselhos de Especialidade.