ILC – Habilitação de Psicólogos para a Docência

Tal como anunciado na Cerimónia de Lançamento da Campanha «Elevar a Psicologia», candidata aos Órgãos Sociais da Ordem dos Psicólogos, foi criada a iniciativa «ILC – Habilitação de Psicólogos para a Docência».

Como a maioria dos Psicólogos(as) em Portugal tão bem sabe, o exercício da docência da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário está vedado aos Psicólogos, ou seja, os titulares desta área de conhecimento estão impedidos de a lecionar.

Esta é uma situação que a maioria dos Psicólogos considera absurda e inaceitável. Contudo, não mereceu até agora da parte dos responsáveis a devida atenção e empenho de resolução.

Na sequência de uma petição criada há 1 ano pela equipa da Campanha «Elevar a Psicologia» em parceria com outros colegas que defendem esta causa, resolvemos dar agora um passo decisivo na resolução desta situação, ao avançarmos com a criação de uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC), instrumento de intervenção política muito mais eficaz que uma petição e que obrigará à análise da nossa proposta pelo Parlamento.

Para a iniciativa ser bem sucedida, é necessária a recolha de 35.000 assinaturas de eleitores em Portugal (não precisam ser psicólogos, ou seja, qualquer pessoa pode apoiar esta causa). Por isso, a Campanha «Elevar a Psicologia» coloca ao dispor desta iniciativa todos os seus recursos e tudo fará para o sucesso da mesma. Mas precisamos da colaboração de todos(as), colegas psicólogos(as) e seus amigos, colegas, familiares, no sentido de dar dimensão à ILC e poder levá-la ao Parlamento.

Acompanhe a iniciativa da ILC – Habilitação de Psicólogos para a Docência na página do Facebook em www.facebook.com/PHDPsi e descarregue as folhas de assinaturas para poder subscrever a iniciativa no site www.ilc.elevar-a-psicologia.pt

Apoie esta iniciativa e ajude a resolver uma situação injusta e que em nada dignifica a nossa classe profissional: o facto dos Psicólogos não poderem dar aulas de Psicologia!

Vamos, em conjunto, «Elevar a Psicologia»!